AUTOCONHECIMENTO: A Bússola que orienta as escolhas CERTAS!

Viver implica em fazer escolhas o tempo todo, algumas são mais simples, outras mais complexas. Muitas delas impactam a vida toda, positivamente ou não.

Pense agora: qual foi sua melhor escolha na vida? Caso queira, deixe nos comentários.

Entenda que escolha certa significa motivo de satisfação, crescimento e realização. Não quer dizer ausência de dificuldades, porém o tempo, a dedicação e a vontade e o amor investido naquela escolha é o que motiva a prosseguir. Escolha certa é aquela que você escolheria de novo, se pudesse voltar no tempo.

É fato que todos querem acertar, principalmente nas escolhas mais importantes como profissão, relacionamento, casamento, amigos, saúde, etc. Entretanto, poucos param para avaliar o quê determina o sucesso das próprias escolhas, apenas vão vivendo e depois colhem os resultados. Comumente, insatisfatórios!

Hoje existem muitas pesquisas demonstrando que aproximadamente 80% das pessoas querem fazer transição de carreira, ou seja, querem mudar de profissão. Número bem alto. Por que querem mudar? Estão descontentes, óbvio.

A insatisfação é o RESULTADO, mas qual a causa? A falta de AUTOCONHECIMENTO. A pessoa normalmente desconhece os próprios talentos, suas vocações, seu propósito de vida. Por falta de autoconhecimento, ignora suas habilidades.

A escolha profissional normalmente é feita olhando para fora: “qual profissão no momento dá mais dinheiro? Marketing digital, influenciador, modelo, empreendedor...” Não defendo que avaliar a realidade externa, mercado, oportunidades não seja importante. Sim, é. Entretanto, não adianta apenas este critério, pois uma profissão que está em alta hoje, pode não estar amanhã. A profissão é exercida durante muitos anos e ocupa uma grande parte do dia.

Também é ineficaz alguém escolher uma atividade profissional para a qual não tem talento, terá um baixo desempenho e muita insatisfação pessoal. Logo, o sucesso esperado não virá.

Nesta altura do artigo, já ficou claro que quem se conhece mais, escolhe melhor, mais precisamente. Não perde tempo, o ativo mais importante da vida. E evita muito sofrimento.

Neste exemplo da escolha profissional orientada pelo autoconhecimento, poderia, para começar, SE questionar: “O que eu faço bem, com satisfação? Quando estou pesquisando na internet, qual assunto procuro por minha vontade própria?, Qual atividade desempenho acima da média? Qual assunto me envolve tanto que não  percebo o tempo passar? Qual atividade faz meus olhos brilharem? Entre muitas outras.

Estes questionamentos são apenas uma amostra de como se inicia o processo. Afinal, é uma decisão importante. Realizá-la bem evitará frustrações e perda de tempo.

Quem se conhece, conhece melhor o outro, isso facilita, e muito, as relações humanas. Atualmente é muito comum as pessoas falarem que estão em relacionamentos tóxicos. Por falta de autoconhecimento, acham que tóxico é apenas o outro. Entretanto, se a ligação afetiva se estabeleceu, os dois tem esta toxicidade em seus comportamentos. Pode variar o grau, isto acontece. Quem se queixa do relacionamento tóxico, por falta de autoconhecimento, não percebe sua parte no problema. Culpa apenas o outro. Logo, estará envolvido em outra relação semelhante no futuro.

Existem pessoas que acham que já se conhecem muito bem, normalmente isso não é verdade. Existe uma grande parte da mente humana, inconsciente, que são acessíveis apenas por técnicas específicas. O melhor critério para saber se suas escolhas estão acertadas são seus RESULTADOS. Está feliz com eles?

Aqui citei, como exemplo, a importância do autoconhecimento para a escolha profissional e relações afetivas saudáveis, mas conhecer a si mesmo é a atitude mais correta e promissora indicada para todas as áreas da vida, até mesmo para escolher uma residência.


Adriana Alves de Lima

Psicóloga